Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

Alemanha x Holanda?

Está certo que o futebol vive a nos pregar peças atrás de peças. Porém, não gostaria de ficar sobre o muro da omissão em relação aos finalistas da Copa da África do Sul.

Lógico que existe o risco de errar, mas, pelo que vêm apresentando alemães e espanhóis, não tenho receio de afirmar: o adversário da Holanda, que não foi brilhante mas derrotou o apenas esforçado Uruguai por 3 a 2, será a Alemanha.

O jogo de hoje colocará frente a frente duas escolas distintas. A Espanha faz do toque de bola envolvente marca registrada. Toca com paciência e velocidade. Dificilmente opta pelo jogo aéreo. Prefere a aproximação, a triangulação, na hora de atacar.

Defensivamente, a Espanha se esforça. Não é uma peneira, mas fica a desejar. Expõe demais os zagueiros. Se eu fosse Del Bosque, escalaria o excepcional Fabregas no lugar do centroavante Fernando Torres -- em má fase -- e deixaria o artilheiro David Villa mais próximo do gol.

Com dois volantes e três meias eminentemente técnicos, não faltariam aproximação para atacar e reagrupamento para preencher os espaços defensivos. Simplesmente, haveria a troca de 4-4-2 pelo 4-2-3-1.

O detalhe é que, do outro lado, existe o 4-4-2 de uma Alemanha forte nos três setores. Atropelou a Argentina com méritos indiscutíveis. Jovem, rápido e ousado, Muller vai fazer falta, creio. O matador Close talvez fique meio órfão.

Porém, o meio-campo alemão defende e ataca com eficiência ímpar. Todos saber jogar. Provavelmente, vai sair pra cima dos espanhóis, em busca do primeiro gol, e depois voltará a fazer de contra-ataques estratégicos e velozes arma letal. Sua defesa não apalpa. Chega chegando!

Time por time, aposto na força de uma Alemanha hoje menos quadrada e mais técnica e criativa. Só que fatores extraordinários podem até mudar a história de um jogo a partir do primeiro apito do árbitro. No caso, o favoritismo vai pra cucuia. E serei obrigado a me curvar à sabedoria do polvo -- eu disse polvo -- alemão, que escolheu a Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário