Seguidores

sábado, 17 de julho de 2010

Regionais: Santo André, que vergonha!

Juro que não gostaria que tivesse acontecido, mas os últimos resultados acabam de confirmar que Santo André ficará mesmo de fora da elite dos Jogos Regionais em 2011. Pelo momento, o fato é mais importante, como notícia, do que a já cantada conquista de São Caetano.

Para quem já foi bicho-papão de Abertos e Regionais, o esporte de Santo André parece ter chegado ao fundo do poço. Que vergonha! Quem assumirá a culpa?

Ficar em sétimo lugar na Primeira Divisão dos Jogos Regionais da Primeira Região, no Guarujá, é motivo de tristeza para nós que gostamos do esporte e moramos em Santo André.

E agora, qual será a resposta do prefeito Aidan Ravin? E o supersecretário de Cultura, Esporte... Edson Salvo deve ter a resposta na ponta da lingua. Com certeza, mais uma desculpa esfarrapada. Típico de quem não tem intimidade com o esporte. Pior do que não conhecer, é não respeitar.

Ou será que vão culpar exclusivamente o diretor de Esportes, Almir Padalino. Também é culpado,como todos nós que já passamos por lá, mas não pode ser execrado. Assim como não adianta iniciar a caça às bruxas querendo demitir técnicos e atletas.

Por se omitir, por não fiscalizar, por não cobrar, por não avaliar, por não sugerir, por não informar a população como deveria, até mesmo o jornal mais importante da região -- o DGABC -- tem culpa no cartório. Ah, me esqueci! Afinal, parece que, para o Diario atual, estamos num paraíso chamado Santo André. Aqui, tudo é bom, perfeito.

Os responsáveis maiores por mais um vexame do esporte andreense estão em degraus superiores. Os mesmos degraus que há muito tempo não dão a devida atenção ao esporte. Falta respeito! Falta comprometimento! Falta trabalho! Falta investimento! Falta atitude!

Há muito tempo, repito. Só nos sobram páginas amarelecidas de uma história maravilhosa. Nosso capítulo mais recente é sinônimo de decepção. Ficar em sétimo é um absurdo! Porém, embora pareça paradoxal, pode representar o início da reação.

É imprescindível que se reveja o esporte de Santo André na sua totalidade. Agora estamos na Segundona dos Regionais. Quem vai assumir? Será que, de novo, vão jogar a culpa nas administrações anteriores?

Mais uma vez, São Caetano reuniu méritos indiscutíveis e ficou com o título. Segundo o boletim de agora há pouco, sujeito a conferência e oficialização, fez 379 pontos, contra 327 de Santos e 318 de São Bernardo, que sonhava com o vice.

Osasco somou exatos 100 pontos a menos e ficou em quarto, posição andreense em 2009. O quinto ficou com a anfitriã, com 202 pontos, e o sexto com Praia Grande, com 188. Nossos antigos fregueses nos deixaram em sétimo com 174 pontos, contra 79 da lanterna Diadema, que também abraça o demônio do rebaixamento.

São Vicente e Cubatão, campeão e vice da Segunda Divisão, disputam a Primeira em 2011. Mongaguá ficou em terceiro, mas não tenho certeza se também consegue o acesso. Confirmo e depois escrevo. Mesmo porque, o assunto não se encerra amanhã. Vai dar muito pano pra manga. Tomara!

Se o Diario do Grande ABC quiser, vai deitar e rolar em cima de tamanha mazela. Difícil é saber se vai querer. Jornalisticamente, o normal seria cobrar, exigir respostas do prefeitão. Assim como deveria usar São Caetano e São Bernardo como parâmetros, como exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário