Seguidores

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A ansiedade e a incompetência da última bola

Não gostei do São Caetano de ontem. Não senti firmeza. Em casa, diante de adversário candidato ao descenso, o Azulão deveria ter sido muito mais eficiente e convincente.

A magérrima vitória de 1 a 0 sobre o respeitável mas limitado Guaratinguetá aconteceu na bacia das almas. Gol do zagueiro Gabriel, aos 49 minutos do segundo tempo, ao menos fez justiça e mantém o time de Emerson de Leão no G-4 do acesso.

São Caetano virou presa da ansiedade da última bola e abusou do direito de perder gol. Criou pelo menos 13 oportunidades, cinco delas de alta periculosidade, mas só fez um gol.

Primeiro tempo do Azulão foi apenas menos ruim do que o do time do Vale do Paraíba. Criou cinco chances de marcar ( as duas principais delas com Marcelo Costa e Somália), mas não brilhou. Nem técnica nem taticamente. Além de errar passes em demasia.

Diante de um Guará com praticamente duas linhas de quatro e dois atacantes (Leandrinho e o promissor Alemão), nitidamente disposto a se defender e apostar num contra-ataque lotérico, o São Caetano encontrou dificuldades.

Sem apoio efetivo dos laterais e dos meias,  o time de Leão teimou em acreditar no poder ofensivo de Somália e Danielzinho. Porém, sem assessoria eficiente e sem movimentação sincronizada e produtiva, os atacantes não produziram.

O Guaratinguetá voltou para o segundo tempo com Lenilson no lugar de Danilo. Mas o agora 4-3-1-2 não vingou. Lenilson pouco fez e o time, desorganizado, não chegou com perigo.

O São Caetano entrou com novo ataque e melhor postura.  Geovane e Leandrão substituíram Danielzinho e Somália. O time acentuou o domínio, liberou laterais e volantes alternadamente e acelerou o ritmo. Ganhou em intensidade.

Porém, não em eficiência. Ainda refém da ansiedade, manteve o  pecado da incompetência nas finalizações. Chegou mas concluiu mal em pelo menos  mais sete ocasiões.

Gol salvador só saiu no último segundo dos acréscimos, após escanteio da esquerda e confusão na pequena área. O goleiro Saulo, até então em alta, falhou na saída e Gabriel marcou.

Resultado é tão importante quanto o sinal de alerta a piscar. Últimas apresentações do grupo de Leão não têm sido convincentes. Infelizmente!

Hoje, o G-4 está garantido. Mas é preciso melhorar, voltar a jogar bem e vencer com autoridade,  para não  perder a vaga para Atlético Paranaense ou Joinville.



Nenhum comentário:

Postar um comentário