Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Élcio e a Seleção Brasileira

Pedi para o amigo Élcio, volante do Santo André nos anos 80 e hoje no futebol japonês, avaliar nossa seleção.  Demorou um pouquinho, mas está aí, abaixo, sua opinião sempre balizada.

Hoje, domingo, fizemos nosso terceiro jogo na semana . Ganhamos  de 2 a1.
Estamos fazendo uma campanha muito boa no segundo turno do campeonato. Somos o segundo lugar, contando apenas a pontuacão do segundo turno. Estamos em 9º no total. Faltam três jogos. São 22 times.

Entre nesse site www.j-league.or.jp. Meu time chama Matsumoto Yamaga FC.
Estou como preparador físico e auxiliar do técnico japonês ( foi meu jogador e já trabalhamos juntos em três clubes) e foi técnico da penúltima seleção olímpica, na China .

Sobre o ECSA, estou torcendo para que se mantenha na Série C, mas tá difícil mesmo...

Sobre o amistoso Brasil x Japão, acho que o time do Brasil, jogando com esses dois volantes, está no caminho certo. Individualmente, não se discute a qualidade do brasileiro em todas as posições; é superior. Estão todos, a meu ver, conscientes de que precisam ajudar na marcação e no ataque. Havendo espaço, é impossível ganhar do Brasil.

Aí é que acho que o técnico italiano, do Japão, foi mal no planejamento do jogo. Colocou o time muito na frente e por isso perdeu.
 
Criticando a preparação do time do Brasil para a Copa, vejo o mesmo problema ainda presente,  que é a concentração apenas em quem tá bem, quem deve ser convocado e quem deve ser titular... Escolher o melhor no Brasil é difícil, são tantos.
 
Precisa, além disso, definir o trabalho tático de quem ocupar aquela posição porque  se alguém, de repente, se contunde ou cai de produção, tudo volta à estaca zero . Outro problema nosso é quando o adversário tira nosso espaço para criar, para atacar.
 
E aí entra nosso estado emocional, que tem nos traído em tantas copas. Outro ponto que também tem nos tirado de tantas copas é a situação defensiva em bolas paradas. Eles não treinam aí... nada, nada. Vejo muita qualidade individual, mas acho que precisa ter evolução tática nos sistemas defensivo e ofensivo.

Mas estamos torcendo sempre para nossos técnicos evoluírem. Eu os acho (técnicos brasileiros ) acomodados; não estudam o futebol  e não contribuem para a  evolução tática dos nossos jogadores.

Abraços a todos.

Élcio 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário