Seguidores

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Matemática é contra o São Caetano

Se futebol fosse ciência exata,  matemática, a frieza dos números indicaria que a quarta vaga de acesso à elite do futebol brasileiro está mais perto do Atlético Paranaense do que do São Caetano.

A começar pela classificação, o Azulão continua em desvantagem depois dos surpreendentes empates de ambos na rodada de ontem. Em Curitiba, à tarde, o Atlético Paranaense ficou no 1a 1 com o ameaçado Guarani.

À noite, no Anacleto Campanella, o São Caetano era favorito, criou inúmeras oportunidades mas não teve competência para fazer mais gols. Por isso não passou da igualdade, também de 1 a 1, com o lanterna Ipatinga.

São Caetano é o quinto colocado com 58 pontos ganhos, 16 vitórias, 16 gols de saldo e aproveitamento de 60,4%. O time de Curitiba está em quarto com um ponto, duas vitórias e seis gols a mais de saldo, além de aproveitamento de 61,5%.

Como se não bastasse, ao menos na teoria, o Atlético vai ser favorecido pela sequência das seis rodadas restantes ( 18 pontos em disputa). Pega, pela ordem: Guaratinguetá (16º colocado, em casa), São Caetano (5º, fora), América de Natal (8º, C), ASA (12º, F), Criciúma (3º, F) e Paraná (11º, clássico, em casa).

Já o time de Émerson Leão enfrenta  Vitória ( 2º colocado/fora), Atlético Paranaense (4º/em casa), Criciúma (3º/F), Boa Esporte (13º/C), Goiás (1º/C) e Guarani (14º/F).

Teoricamente, a tarefa do São Caetano é bem mais complicada. Embora se deva ressaltar o crescimento dos clubes ameaçados de descenso na reta final. Além do fator emocional, que não ajuda o Azulão.

Juntos, os seis adversários do time de Curitiba somaram 283 pontos, enquanto que o Azulão tem oponentes que totalizaram 333 pontos. Portanto, rendimento de quem pega o Atlético foi   inferior em 50 pontos. Muita coisa, que, na prática, pode não favorecer em nada.

Porcentagem de produtividade dos adversários de cada um também (é óbvio!) favorece o Atlético. Na média, seus "obstáculos" atingem 49,1% de aproveitamento, contra 54,5% dos que pegam o São Caetano.

Site Chance de Gol também aponta, exageradamente, ampla vantagem paranaense: 81% contra 21,2% e apenas 1,5% do Joinville, com 52 pontos ganhos. Goiás(67), Vitória (66) e Criciúma (65) estão virtualmente na Série A de 2013.

Se não melhorar urgentemente, o São Caetano vai ser vítima da matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário