Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bilbao: uma no cravo, outra na ferradura

Sei que o título é repetitivo. Mas não deu pra evitar. Não há definição melhor e mais objetiva para a gritante instabilidade do Atlético de Bilbao. Um acerto no cravo, um erro na ferradura.

Depois de exibições primorosas na Liga da Europa, ao eliminar Manchester City e Schalke-04, alternadas com apresentações comprometedoras no Campeonato Espanhol, hoje em Portugal o time do argentino Marcelo Bielsa esteve bem perto de ser irreconhecível.

Na derrota de 2 a 1 para o Sporting, um verdadeiro leão quando joga em casa, o Atlético deve ter esquecido o futebol em Bilbao. Levou a virada e poderia sair goleado.

Em 92/93 minutos, aquele time ousado, veloz, insinuante, criativo e até combativo, quando necessário, se limitou a jogar bem durante 20 minutos do segundo tempo.

No primeiro tempo, o que se viu foi uma partida de poucas emoções, muitos erros de passes e finalizações, e marcação incessante, principalmente pelo lado do Sporting. Equilíbrio só deixou de prevalecer quando o time de Bielsa ameaçou querer jogo.

No segundo, o Sporting voltou bem melhor, mais agressivo, mais contundente. Já o Atlético só foi aquele Atlético depois do seu gol (Aurtenexte, aos 10 minutos) e antes de tomar o empate (Insua, aos 30).

Com espaços benevolentes para atacar ou pelo menos contra-atacar, já que o time português saiu sem medo em busca do empate, o Atlético poderia ter matado o jogo.

Como não o fez, acabou tomando o empate e acusou o golpe. A virada se concretizou aos 35 (Capel, o melhor em campo) e daí até o final o Sporting teve três oportunidades para ampliar.

Como não marcou, vai encontrar muitas dificuldades quinta-feira em Bilbao. Diferença de um gol não é significativa quando se trata de 2 a 1 contra adversário forte e que joga em casa.

Principalmente se o brilhante Muniain, que hoje, com problemas clínicos, deveria ser substituído ou nem entrado, jogar o que sabe. Assim como Llorent e De Marcos.

A se confirmar a tendência de instabilidade, hoje foi na ferradura, mas quinta, diante de uma torcida fanática, será no cravo. Assim é o ainda favorito Atlético de Bilbao.

No outro jogo desta tarde, o Atlético de Madri enfiou 4 a 2 no Valência e ficou bem perto da vaga à final. O Valência, hoje dominado por completo, só respira porque achou em gol nos acréscimos.

Empurrado pela torcida, o Atlético dos brasileiros Diego e Miranda (fez um dos gols)atropelou um Valência sem força. Especialmente no segundo tempo, quando o colombiano Falcão Garcia fez dois gols. Jonas fez um dos gols do Valência, cujo goleiro é o também brasileiro Diego Alves.

Como o Sporting não costuma jogar bem fora de casa, deve perder do Atlético em Bilbao. Como o Valência pega um adversário que costuma fazer gol em todos os jogos, a tendência é que os Atléticos façam a final da Liga Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário