Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O 4-3-3-0, o cravo e a ferradura

Posso até estar errado, mas o ditado popular "uma no cravo, outra na ferradura" nada mais é do que acertar 50% e errar os outros 50%; uma bola dentro, outra fora.

No caso de cavalos e cia, cansei de ver o velho ferrador da Grama (com o perdão da brincadeira, São Sebastião da Grama é cidade-satélite da Grande Rio Pardo) dar uma no cravo ( espécie de prego para fixar a ferradura no casco) e outra na própria ferradura.

Detalhe é que, no casco do cavalo ou no futebol, não dá pra confiar. No caso do São Caetano, menos ainda. Depois de ganhar do Botafogo e quebrar jejum de oito jogos, noite inspirada de Geovane, ontem o Azulão foi a Bragança Paulista e errou o cravo.

Perdeu de 2 a 0 sem mostrar bom futebol e, pior, ainda corre risco de rebaixamento. Também... ganhar de quem? Correndo pouco, no setor errado ( aglomerado de intermediária a intermediária) e pro lado errado ( praticamente em círculos, como barata tonta, sem verticalização), não há como fazer gol.

Sem centroavante de ofício e sem quem ao mesnos ocupasse o espaço e executasse a função com alguma destreza, ficou quase impossível vencer um time aplicado, que marca bem e sai para o contragolpe com rapidez e eficiência.

O Bragantino de Marcelo Veiga é vibrante e sabe o que quer; o São Caetano de Márcio Araújo é acomodado e raramente sabe o que quer. Quando sabe, não executa.

Pra se ter uma ideia, na prática, o São Caetano jogou num assustador 4-3-3-0. Isso mesmo! O 0 (zero) não está a mais no esquema não! É zero de sem atacante, mesmo que de forma alternada.

Foram quatro zagueiros -- até mesmo os alas pouco subiram -- três volantes de contenção e três meias que deveriam armar e chegar. Mas... armar pra quem? Chegar perto de quem? Talvez o jovem e especialista Fernando fosse a melhor opção.

Sem consistência defensiva, principalmente pela direita, onde Romarinho deitava e rolava, e sem contundência ofensiva, o Azulão foi presa fácil. Tomou um gol em cada tempo, ambos originários de faltas pelas beiradas, e não teve poder de reação.

Nem mesmo o pênalti sofrido por Ailton e não assinalado pela arbitragem, aos 27 minutos do segundo tempo, seria capaz de mudar o destino de quem vai ter de rebolar se não quiser cair para a Segundona.

Por incrível que pareça, faltando apenas duas rodadas, 11 times tentam fugir das quatro vagas que levam para o inferno. Até mesmo o lanterna Comercial, com apenas oito pontos e duas vitórias, ainda pode se salvar. Só que milagre e incompetência não combinam.

O São Caetano está em 13º lugar com 19 pontos ganhos, quatro vitórias, deficit de dois gols e decepcionante aproveitamento de 37,3%. O pior é que pega o forte Santos em casa (?) e depois joga em Guaratinguetá.

Time do Vale do Paraíba está em 17º com 14 pontos ganhos, quatro vitórias e deficit de 20 gols. Neste domingo o Guará joga em Ribeirão Preto contra o Comercial, que na última rodada enfrenta o Palmeiras fora.

Em 19º lugar aparece o Catanduvense, que tem 13 pontos, duas vitórias e deficit de 10gols. Catanduvense recebe o ameaçadíssimo Botafogo e depois pega o Santos na Vila Belmiro. Botafogo tem os mesmos 13 pontos, mas quatro vitórias. Encerra participação em casa, contra o Guarani.

O XV de Piracicaba está em 16º lugar com 14 pontos ganhos, quatro vitórias e deficit de sete gols. Recebe a classificada Ponte Preta e depois vai a Mogi-Mirim. Tarefa de se safar não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

A Portuguesa -- quem diria, depois da bela campanha no Brasileiro? -- está em 15º com 17 pontos ganhos, quatro vitórias e deficit de cinco gols. Recebe o Linense (19 pontos e cinco vitórias) e depois vai a Mirassol.

O Oeste( 14º com 19 pontos ganhos, quatro vitórias e deficit de três gols) vai a Bragança e depois recebe o Ituano em Itápolis. Ituano (11º com os mesmos 19 pontos e cinco vitorias) está em 11º, à frente do Linense, que perde no saldo de gols.

Com iguais 19 pontos e seis vitórias, o Paulista vem em 10º e não está matematicamente livre. Mas, cá entre nós, precisa se esforçar muito para cair.

Isto posto, voltando às coisas regionais, se XV de Piracicaba e Guaratinguetá ganharem no final de semana e o São Caetano empatar ou perder do Santos, o que não é nenhum absurdo, vai decidir em Guaratinguetá correndo risco mortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário