Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

A vitória salvadora do São Caetano

O São Caetano afastou definitivamente a ameaça de rebaixamento à Segunda Divisão. E foi em grande estilo, ao ganhar de virada do Santos, fortíssimo candidato ao título estadual.

No jogo de agora há pouco no Anacleto Campanella, embora o time de Muricy Ramalho fosse favorito e tenha tido várias oportunidades de gol, além de ter sido prejudicado pela arbitragem, não se pode dizer que o 2 a 1 do Azulão foi injusto.

Inicialmente, jogar de igual para igual contra o Santos soou como ousadia suicida. No primeiro tempo, o meio-campo não encaixou uma marcação, que, por respeito mas sem submissão, deveria ser ostensiva do começo ao fim.

Como sempre, o Santos entrou com o tradicional 4-4-2, liberando Ganso para armar e encostar em Neymar e Borges.

Já o São Caetano veio no 4-3-2-1, com variação para o 4-3-3 sem armador: quatro zagueiros, três volantes (Augusto Recife saía para combater exageradamente à frente, na saída de bola do adversário), dois meias (Marcelo Costa e Kleber marcavam a subida dos laterais e quando possível encostavam em Geovane à frente).

Mesmo sem se acovardar, o Azulão dava espaços generosos e cometia erro fatal ao permitir que Ganso jogasse tão solto, muitas vezes às costas do trio de volantes, e criasse várias jogadas para Neymar.

Além disso, Juan também aparecia para triangular pela esquerda, sobrecarregando o lateral Marcone. Mesmo assim, o São Caetano chegou duas vezes com relativo perigo, assim como o Santos.

A primeira oportunidade contundente do jogo foi do Azulão, com arremate longo de Geovane para bela defesa de Rafael. Em seguida o time de Márcio Araújo voltou a ameaçar discretamente com Marcone, e poderia ter aberto o placar aos 28 minutos com Augusto Recife, sozinho.

Como se posicionou mal e aceitou o jogo mais franco, o São Caetano falhou na marcação e tomou o gol aos 30 minutos. Com participação inicial de Juan, Ganso deu belo passe de pé direito para Neymar às costas de Marcone e Gabriel; o craque dominou no peito e bateu de pé esquerdo, na saída de Luiz.

Aos 38 minutos, novamente pela esquerda, Neymar concluiu no travessão após superar Moradei, e no rebote Ibson se enrolou com a bola.

Em desvantagem, o Azulão voltou para o segundo tempo com Ailton pela direita no lugar de Kleber e Marcelo Costa mais pelo meio e com liberdade para chegar. Mas a principal mudança de Márcio Araújo foi no todo do sistema defensivo.

Mais plantados, quase em linha e sem dar trégua, os três volantes bloquearam a frente da zaga e o Santos passou a não ter tanta facilidade de trocar passes e penetrar. Marcone também ficou mais na marcação pela direita.

Talvez a opção fosse marcar Ganso individualmente para que a bola não chegasse em Neymar, mas o posicionamento dos volantes e do lateral-direito foi tão efetivo que não precisou. Tanto que Ganso foi obrigado a se deslocar mais para a direita do ataque santista e perdeu a referência, Neymar.

O merecido empate veio aos 13 minutos. O Santos falhou na saída de bola no meio-campo, Moradei atacou pela esquerda, ganhou de Edu Dracena e cruzou para Geovane cabecear no contra pé de Rafael.

O Santos quase desempatou aos 18 minutos, quando Neymar tocou para Juan mas o lateral/ala desperdiçou diante de Luiz. Quatro minutos depois, o São Caetano fez 2 a 1 em mais uma falha do Santos.

Henrique e Ibson se complicaram em cobrança de lateral pela esquerda, Geovane recuperou e lançou Ailton, que apareceu pela direita, na costas de Juan, dominou no peito e tocou; Rafael defendeu duas vezes, mas Marcelo Costa pegou o rebote e fez o gol.

Com Elano no lugar de Fucile (Henrique foi para a direita) e Reinteria no de Ibson, a partir do gol o Santos foi ainda mais ofensivo. Quase empatou aos 25 novamente com Juan e aos 26 com Neymar.

Aos 30 minutos, chegou a empatar com Ganso após chute de Elano desviado por Luiz para o travessão; no rebote, em posição legal, Ganso fez o gol mas o assistente falhou feio ao assinalar impedimento de quem veio de trás.

Acuado, o São Caetano não teve como não recuar e se defender. Não conseguiu contra-atacar, mas se fechou e defendeu com aplicação incomum. Deu apenas uma oportunidade para Ganso e manteve resultado importantíssimo, que o mantém na elite do futebol paulista.

Com outros resultados de hoje à noite, Comercial ( 2 a 1 no Guaratinguetá) e Catanduvense ( 2 a 4 diante do Botafogo) estão rebaixados. O Guaratinguetá, 18º com 14 pontos ganhos e enorme deficit de gols, recebe o São Caetano e só se livra por um milagre.

Botafogo (17º com 16), XV de Piracicaba (16º com 17)e Portuguesa (15º com 18) decidem a sorte na última rodada. A Portuguesa joga em Mirassol, o XV em Mogi Mirim e o Botafogo recebe o Guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário