Seguidores

sábado, 7 de abril de 2012

Londres foi só um sonho

Não tem mais jeito! Tudo está consumado! O handebol masculino do Brasil está mesmo fora dos jogos Olímpicos de Londres, em julho.

Hoje de manhã, em Gotemburgo, a Seleção Brasileira voltou a jogar bem, como na estréia, e perder no Pré-Olímpico da Suécia. Enfrentou a forte Hungria de igual para igual, mas foi derrotada por 29 a 27.

Com a vitória, os húngaros se qualificam ao lado dos anfitriões, que derrotaram a Macedônia por 27 a 23. Amanhã cedo, brasileiros e macedônios se encontram só pra cumprir tabela.

No jogo de hoje, quem esperava um domínio ostensivo da Hungria acabou por assistir um duelo equilibrado do começo ao fim, decidido nos segundos finais.

Assim como perdeu de dois gols, o Brasil poderia ter perdido de quatro ou mesmo empatado ou vencido de dois.

O início da seleção nacional não foi bom. A ansiedade e os descuidos protocolares na marcação fizeram com que novamente se desperdiçassem contra-ataques por erro de passes.

Ao contrário da Hungria, postada numa defesa 6-0 bem sólida, quase sobre a linha de área, o Brasil dava espaços e permitia penetrações frontais.

Mesmo assim, soube contragolpear com rapidez por meio de Borges, pela esquerda, e levou o jogo sem deixar os húngaros desgarrarem. Mesmo lesionado, Zeba também jogou bem.

Quando a Seleção Brasileira melhorou o sistema defensivo (5-1 ou 4-2), endureceu o jogo e terminou a primeira etapa perdendo de apenas um gol: 15 a 16.

No entanto, os seis minutos iniciais do segundo tempo também foram preocupantes. Marcando mal, o time do espanhol Javier Garcia Cuesta deu a impressão de que permitiria a ampliação da vantagem.

Chegou a estar perdendo de 19 a 15, mas reagiu ao elevar o aproveitamento ofensivo. Defensivamente, preferiu correr riscos antes da hora ao adiantar a marcação.

Jogo ficou equilibrado, com bom aproveitamento dos dois lados, mas o Brasil não conseguia tirar a vantagem adversária.

Aos 13 minutos, perdia de 22 a 19; aos 20, de 22 a 25. No entanto, a Hungria desperdiçou quatro ataques seguidos e aos 26 minutos o jogo ficou 25 a 24.

Foi quando o nervosismo predominou e os dois selecionados começaram a precipitar passes e arremessos que até então fluíam com certa naturalidade.

Porém, o jogo continuava indefinido e os húngaros preocupadíssimos: 25x26, 25x27, 26x27, 26x28 e 27x28 faltando menos de um minuto para o final.

Quando restavam menos de 30 segundos, a Hungria, sétima colocada no último Mundial, fez 29 a 27 e o Brasil não teve mais tempo de reagir.

Apesar da bela atuação, para o nosso handebol masculino a vaga para as Olimpíadas de Londres foi só um sonho. Resta, agora, com muito bom senso, avaliar as razões do insucesso e sonhar com a medalha olímpica almejada pelas meninas. Bem difícil, mas possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário