Seguidores

domingo, 29 de abril de 2012

Saem os finalistas da elite e da A-2

Santos x Guarani e São Bernardo x União Barbarense são os grandes finalistas das duas principais divisões do Campeonato Paulista, dias 6 e 13 de maio.

Na decisão inédita da A-1, a primeira partida acontece em Campinas. Para chegar, com três gols do endiabrado Neymar, o Santos ganhou de 3 a 1 do São Paulo, enquanto que o Guarani virou e eliminou a Ponte Preta ao fazer iguais 3 a 1 no Brinco de Ouro, diante de 15 mil torcedores.

O teoricamente favorito Santos tenta o terceiro tricampeonato paulista da sua história ( os dois foram na do incomparável Pelé), enquanto que o Guarani campeão brasileiro de 78 volta a estar numa final paulista depois de 24 anos (perdeu do Corinthians de Viola em 88).

Na A-2, o São Bernardo garantiu o primeiro lugar do Grupo 3 e o acesso ontem. Agora faz o jogo de ida em Santa Bárbara do Oeste e o segundo em casa. Hoje cedo, em Sorocaba, o União Barbarense empatou de 2 a 2 com o Atlético e ficou com o título do Grupo 2.

SANTOS VENCE E PEGA O GUARANI

Santos e São Paulo fizeram uma semifinal excepcional, com emoção do primeiro ao último minuto. Se posse de bola, pressão e chances de gol ganhassem jogo, o São Paulo seria finalista com sobra. Mas faltou ser eficiente tanto na defesa quanto no ataque.

Como o Santos tem o artilheiro (16 gols) do Paulistão em fase brilhante e praticamente imarcável, ganhou ao encontrar espaços latifundiários para contragolpear com objetividade e aproveitar as falhas individuais de um adversário ousado. Neymar fez três gols, além de perder uma oportunidade clara ao concluir na trave.

Tudo isso principalmente porque o Santos abriu o marcador logo aos 3 minutos após bola roubada no meio do campo por Adriano, condução de Arouca e pênalti de Paulo Miranda sobre Alan Kardec.

Com o São Paulo obrigatoriamente mais aberto e espaçado no momento de defender, por ter de atacar em busca da igualdade, o jogo ficou bonito e eletrizante. Foi um jogo verticalizado, muito melhor do que os jogos semifinais da Liga dos Campeões da Europa, entre Barcelona e Chelsea.

O São Paulo teve quatro momentos para empatar (Paulo Miranda no poste, Denilson, Casemiro e William José), mas Neymar voltou a aparecer para decidir aos 32 minutos ao receber de Ganso após saída errada de Rodolfo.

Com mais volume de jogo, mas perdendo de 2 a 0, o São Paulo voltou para o segundo tempo com Rodrigo Caio no lugar de Piris ( levou um baile de Neymar, com direito a cinco dribles seguidos, e recebeu cartão amarelo) e o mais ofensivo Fernandinho no lugar do apagado Jadson.

Contra um Santos no 4-3-1-2 (um volante fixo, dois mais flexíveis e um meia-armador), o time de Leão cresceu (Lucas apareceu mais) foi pra cima e abusou do direito limitado de falhar nas conclusões. Chegou extravagantes nove vezes com real perigo, mas só marcou um gol, com William José (impedido) aos 18 minutos.

Limitado a contragolpes quase sempre fatais, o Santos teve o terceiro gol aos 32 minutos, justamente quando o São Paulo estava bem melhor e dominava, mas o goleiro Dênis falhou no chute de Neymar de fora da área.

Aos 43, quando São Paulo do reclamão Leão já não tinha Cícero (expulso), Neymar esteve por fazer o quarto. Bem antes, o mais compacto time de Muricy Ramalho ainda teve um gol de Alan Kardec mal anulado, sob alegação de falta de Edu Dracena em Paulo Miranda.

Na outra semifinal da A-1, no Brinco de Ouro, em Campinas, o Guarani virou pra cima da Ponte Preta, que fez 1 a 0 no primeiro tempo e voltou para o segundo achando que o jogo estava ganho.

O bom time de Gilson Kleina, que eliminou o forte Corinthians com méritos indiscutíveis, pecou defensivamente e levou três gols. Equipe do técnico Vadão se desdobrou na marcação, pressionou e virou com dois gols de Medina, o substituto do destacado e lesionado Fumagalli, e um de Fábio Bahia.

SÃO BERNARDO X UNIÃO BARBARENSE

O São Bernardo vai decidir o título da A-2 em casa. Primeiro jogo com o União Barbarense, campeão do Grupo 2, vai ser no Interior.

Tigre ficou com o primeiro lugar ao vencer o Noroeste por 2 a 0 ontem no Primeiro de Maio, enquanto que o União Barbarense se credenciou hoje, ao empatar de 2 a 2 com o Atlético Sorocaba e terminar como líder do Grupo 2.

As outras duas vagas do acesso ficaram com Penapolense (ontem, após 1 a 1 com o Red Bull) e Atlético Sorocaba, hoje de manhã, em resultado muito contestado pelo Audax.

Árbitro Luciano Lima teria beneficiado flagrantemente o time da casa ao expulsar três jogadores do União Barbarense e inventar pênalti aos 52 minutos do segundo tempo.

Até mesmo derrota de 2 a 1 (estava 2 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo) daria a vaga ao time de Antonio Carlos Zago, o Audax, pelo saldo de gols. Ambos empataram no número de pontos ganhos (10), no de vitórias (três) e no saldo de gols ( também três), mas o Atlético Sorocaba ganhou de 12 a 11 nos gols a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário