Seguidores

terça-feira, 10 de abril de 2012

O Zorro, o basquete e a propina

O encontro casual aconteceu ali entre o Correio e o Primeiro de Maio, onde jogo futebol e, principalmente, encontro meus amigos.

-- Cara... não acredito! Você está cada vez mais careca. Olha aí... Sem bigode! E os ralos cabelos já estão branquinhos. Se é que você não usa algum produto pra disfarçar, né, Italiano?

-- Calma aí, Zorro! Não te vejo há um tempão e você já chega cutucando! Pergunte pelo menos como seu amigo está, como estão filhos, netos...

-- Cara... é mesmo! Até me esqueci que você já é cinquentão, quase sessentão, e não gosta que tem chamem de velho.

-- Como você! Sou um 5.6 feliz!

-- Sim! Acho que agora é melhor perguntar dos netos. Os filhos já nem ligam como antes, não dão tanta bola pra gente.

-- Pior é quando você fica doente e os filhos, quando se comunicam, o fazem por email!

-- Aí doi, né? Já pensou ter de ler: "E aí, meu velho, melhorou? Ainda não pude passar daí porque estou trabalhando muito".

-- Doi mesmo, mas é preciso entender. Ter paciência. Todos têm seus compromissos. Deixa pra lá! Agora é mais fácil lidar com os netos, minhas paixões. Eles estão ótimos, com saúde e espertíssimos!

-- Os meus também. Só o Rafael, que, além de palmeirense, insiste em só comer hamburguer e barata frita.

-- Barata frita?

-- Não, batata frita! o Rafa joga futsal mas tá gordinho! Vai ficar gordão! A Lu e a Daniela estão lindas! Vão fazer três anos. Não preciso lembrar que são gêmeas, né? Mas... e o nosso Santo André, hein? Que draga, hein?

-- Pois é,Zorro, o Ramalhão quase caiu. De novo! Pura incompetência! Além de irresponsabilidade!

-- De quem?

-- De muita gente graúda! Culpa de muitos que se adonaram do nosso Ramalhão e de outros que dele se esqueceram. Faltou planejamento, faltou comprometimento, faltou competência diretiva. Também faltou respeito do Poder Público. A Prefeitura tem olhado o esporte da cidade com descaso acintoso, com cinismo, com certo deboche, com ar de menosprezo ao cidadão andreense.

-- Tudo isso?

-- Muito mais! Juntos, a direção do Saged (gestão empresarial que comanda o futebol do ECSA) e o alto escalão da Prefeitura fizeram de tudo para o Santo André cair novamente.

-- E agora?

-- Agora? É hora de juntar os cacos, avaliar erros, repensar a gestão e recomeçar tudo outra vez. Que pelo menos os incompetentes sejam obrigados a apear do poder. Desde que as dívidas trabalhistas não sobrem pro pessoal do poliesportivo!

-- Italiano, mudando um pouco a linha do assunto. Você dá a entender, pelo que eu leio no blogdoraddi, que o prefeito está pouco se lixando com o Santo André e com o esporte em geral. Você não gosta do prefeitão?

-- Quer saber? Eu conheço o Aidan há muito tempo, mas de forma superficial. Não posso ser injusto. Até gosto do seu jeitão. Além do mais, é corintiano, como eu. Mas ser corintiano, bom filho, cara legal, boa praça, não o credenciam a ser definido como santinho, perfeito ou ao menos bom gestor público.

-- Como assim?

-- Para o esporte, não melhorou nada em relação a administrações anteriores. Pelo contrário! Só prometeu! Não investiu a contento, nem olhou com o carinho que o esporte merece. Não se clama por prioridade. Apenas respeito!

-- Peraí, Italiano de uma figa! Pelo menos você tem de reconhecer que o nosso basquete feminino foi campeão da Liga Nacional com a ajuda da Prefeitura! Não foi?

-- Foi sim, em 2011. Uma bela conquista sob o eterno e dedicadíssimo comando da Laís e da Arilza. Só que agora não passou das semifinais. Acho que faltou elenco. Talvez chegássemos se o investimento do Semasa (?)fosse maior. Estaríamos disputando o título.

-- Peraí! Tô aqui, pensando com meus botões. O patrocínio não era do Semasa?

-- Era sim! Acabei de dizer! Não muito, mas era. Por quê?

-- Cara, sou mascarado mas enxergo longe. E penso. Portanto, sei juntar dois mais dois antes de falar na lata ou de insinuar.

-- Insinuar o quê?

-- Cara, acorda! Deixa de ser lerdo...

-- Ei, não precisa dar esse cutucão com o cotovelo! Por que lerdo?

-- Vou resumir! Não vou desenhar! Vejo, todo dia, no Diario, lá onde você trabalhou por muito tempo, que o pessoal da cúpula do Semasa recebia propina pra assinar licenças ambientais. Haja água pra limpar tanta sujeira. Que esgoto, hein?

-- E daí? Aonde o mascarado quer chegar?

-- Mascarado, porém, não cego, nem bobo, nem omisso. Dizem que todo mundo levava grana há muito tempo. Pro próprio bolso ou para o caixa de campanha. É ano de eleição, né? Prefeito, superintendente, adjunto. Só tubarão! Só peixe grande! Se é que entendi direito, parece que até aquele advogado meio falastrão, mas corajoso, recebia R$ 100 mil por mês de honorários. Ele acusa o Aidan! E ninguém se explica!O prefeitão se cala, se omite. Por quê? Rabo preso?

-- Pois é... se os denunciantes provarem, sem margem pra dúvida, a coisa vai ficar preta. Se não empurrarem com a barriga, vai arder no rabo e no bolso de meio-mundo. Não sei se sobra alguém pra apagar a luz!

-- Então...

-- Então o quê?

-- Cá entre nós, peixes pequenos, quem vai bancar o basquete? Ou você acha que o patrocínio vinha da verba do Semasa que consta no Portal da Transparência (?) da Prefeitura?

-- O orçamento anual do Semasa é de R$ 554 milhões.

-- Eu sei! Mas se tinha tanta grana por fora, como o advogado falou, acho que o dinheiro do basquete também vinha de empresários em troca da tal licença ambiental. Não dá pra descartar tal possibilidade. Dava pra contratar a Seleção Brasileira inteira e ainda trazer uma pivô americana!

-- Sim! Mas fala baixo! Alguns puxa-sacos da Prefeitura podem ouvir e se magoar. Não precisa ficar nervoso!

-- Fico indignado porque nunca pensei mal do dr. Aidan. Minha filha até votou nele. Torço pra que ele prove o contrário. Mas é nada mais do que uma troca de favores. Toma-lá-dá-cá! Tá na cara! Mais ou menos assim: você ajuda o basquete com uma parte, a outra é pra minha campanha; e eu libero a assinatura da licença pra você construir em cima do rio ou no terreno contaminado.

-- Será? Acho que você viaja, está delirando. Foi longe demais! É melhor meter o pé no estribo, montar no seu velho Silver e galopar sem olhar pra trás. Quer saber? Suma na poeira da indecência!

-- Tá me chamando de mentiroso, de louco?

-- Lógico que não! Somos muito parecidos.

-- Ainda bem! A diferença está na minha inteligência privilegiada!

-- Nada disso, Zorro! Está na máscara! Ou na velocidade do belo cavalo branco!

-- Tchau, Italiano! Dá um abraço no Victor e um beijo na Júlia!

-- Obrigado! Dá um abração naquele seu amigão do peito.

-- No Tonto?

-- Não, no Aidan!

-- Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário