Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012

Tigre mais perto da elite

A goleada de 4 a 1 sobre o Red Bull, ontem à noite no Primeiro de Maio, não só ratifica a volta por cima como deixa o São Bernardo bem perto de retornar à elite do futebol paulista.

Com seis pontos ganhos, dois a menos que o líder Penapolense, um a mais que o Noroeste e quatro a mais que o lanterna Red Bull, o Tigre tem tudo para ficar com uma das duas vagas de acesso do Grupo 3.

Rodadas decisivas marcam inicialmente Penapolense x São Bernardo e Noroeste x Red Bull e depois São Bernardo x Noroeste e Red Bull x Penapolense.

Se vencer em Penápolis, o Tigre sobe para nove pontos, assume a liderança e antecipa o acesso se o Noroeste não vencer em Bauru. Se empatar, o time do Grande ABC chega a sete pontos e decide no último jogo.

Mesmo se perder e o Noroeste vencer o Red Bull, e assumir o segundo lugar na quarta-feira, o Tigre volta à Primeira Divisão se vencer o Noroeste na última rodada, em casa. Ficaria com nove pontos, contra oito do time de Bauru.

No outro grupo, o 2, União Barbarense (10 pontos ganhos) e o Atlético Sorocaba (9) estão com as mãos nas vagas e os pés na elite. Audax (4) depende de milagre e a Ferroviária (0) está eliminada.

A GOLEADA

Goleada de ontem pode sugerir jogo fácil para o São Bernardo. Mas não foi! Ficou! Só se apresentou à mercê do Tigre quando, aos 15 minutos do segundo tempo, o goleiro Gilvan foi expulso após falta de Danielzinho, na entrada da área.

Antes disso, o bicho pegou e o time de Ruy Scarpino, emparedado pela necessidade de vencer, não foi presa fácil. Em casa, o São Bernardo começou pressionando e abriu o marcador aos oito minutos em cabeçada de Danielzinho.

Melhor postado e bem protegido por dois volantes (Dudu e Escobar), o Tigre usou mais as laterais, às costas dos alas adversários, já que o Red Bull jogava no 3-5-2.

Principalmente pela esquerda ofensiva, com Renato Peixe, o time de Luciano Dias criava as melhores situações de perigo. Como aos 14 minutos com Luciano Mandi, que, mais uma vez, não aparecia pro jogo.

Mesmo abusando do individualismo, principalmente com Danielzinho, o São Bernardo foi melhor no início; depois, cedeu campo para o Red Bull crescer e ameaçar com perigo.

Tanto que Dedê cobrou falta com perigo aos 20 minutos e Wilson Júnior fez boa defesa aos 24. Aos 27, Danielzinho quase ampliou de cabeça. Mas o Red Bull voltou a chegar com perigo aos 32 e aos 34, com Marinho Donizete, e aos 40 com Valber. De novo apareceu para salvar o goleiro Wilson Júnior.

Assustado com o crescimento do adversário, que já merecia o empate, o São Bernardo reagiu e esteve por ampliar aos 44 (o juiz inventou falta de Ricardinho no goleiro e não validou o gol) e aos 46 com Bady, que, a exemplo de Danielzinho, em alguns lances abusa do individualismo desnecessário.

No segundo tempo o Tigre voltou taticamente diferente e ainda mais ofensivo, disposto a matar o jogo. Luciano Dias deslocou o meia Bady mais pela direita e Ricardinho pela esquerda do ataque.

Mais centralizados, Danielzinho e Fernando Gaúcho -- entrou no lugar do lesionado Luciano Mandi -- passaram a ser referências para as chegadas dos laterais, ainda com ênfase para Renato Peixe.

Só que aos 11 minutos o Red Bull aproveitou bola parada em cobrança de falta e empatou com Valber, depois de outra grande defesa de Wilson Júnior.

O São Bernardo só não se abalou porque achou o segundo gol três minutos depois: em falta pela direita, Renato Peixe levantou fechado e pegou o goleiro Gilvan adiantado.

Depois dos 15 minutos, quando da expulsão de Gilvan, o São Bernardo manteve a aplicação e encontrou espaços de sobra para mandar no jogo. Tanto que chegou ao terceiro gol aos 21 novamente com Danielzinho, em outra jogada de Renato Peixe.

O quarto gol veio aos 26 minutos, quando Ricardinho roubou a bola no meio do campo e conduziu para bater quase da entrada da pequena área, no canto esquerdo baixo de Eduardo.

No final, já com a torcida gritando "olé" e depois de sacramentar a troca do 4-2-4 temporário pelo 4-3-3, agora com Leo Costa no lugar de Bady, o Tigre ainda perdeu chances de ampliar com Raul e Danielzinho sozinhos diante do goleiro.

No final, o torcedor vibrou e aplaudiu uma goleada merecida de um time que mais uma vez dá mostras de superação e fica a um passo do acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário