Seguidores

quarta-feira, 14 de março de 2012

A academia, o idoso e o velho jardim

Momentaneamente liberado apenas para esforço físico moderado, não tenho corrido pelos parques da vida. Mesmo assim, passei agora há pouco pelo velho mas bem conservado Jardim Tamoyo, ali no Ipiranguinha.

Como sou geminiano e curioso por natureza, a movimentação de seis/sete pessoas ali perto do acesso principal prendeu minha atenção. Uma delas era o conhecido Mineirinho, funcionário público encarregado e figurinha carimbada tanto ali quanto no Parque Central.

Não conheço os outros, mais com jeito de chefes e burocratas. Será que alguém era formado em Educação Física? Mas o que importa é a essência. Não conclui nada, mas prestei atenção e deduzi. O assunto da rodinha em área tão específica só poderia ser mais uma das anunciadas academias a céu aberto.

Dezenove minutos e 45 segundos depois, voltei do contador, o Chenta, e não resisti. Ao observar de longe o Mineirinho ali com uma enxada, agora auxiliando quatro serviçais que colocavam grama diferente junto ao piso não menos diferente, abordei uma funcionária da portaria e ela confirmou -- oficiosamente --, minha desconfiança.

-- Olá, moça! Tudo bem?

-- Oi! Pois não!

-- Por favor, você sabe me dizer se ali onde está o pessoal vai ser a nova academia?

-- Vai sim! Vão instalar os aparelhos nos próximos dias para inaugurar domingo.

-- Ah, que legal! E aquele espaço lá em baixo, perto do lago e da fonte, não estava reservado para exercícios? Ou são coisas diferentes?

-- Era lá sim, senhor! Mas acho que mudaram aqui pra cima.

-- OK! Obrigado! Boa tarde!

Faltou dizer que tem tudo a ver com a minha idade (5.6 alto). Achei melhor calar a boca e me fixar no próximo passo, já mais próximo da parte baixa.

Lá, pude observar que o local preparado para receber a Praça do Exercício do Idoso estava lá, limpo e intacto. As surradas placas do Governo Estadual e da Prefeitura de Santo André também.

E daí? E daí que as informações dos parceiros (?), afixadas no final de março de 2011são claras. Uma delas: "Obra do Governo do Estado de São Paulo. Praça do Exercício do Idoso. Valor: R$ 187,7 mil. Prazo de entrega: 180 dias".

Na outra: "Consladel Construtora Ltda/Prefeitura de Santo André". Escrevi sobre isso no dia 5 de abril. De 2011, lógico! Pra quem não se lembra, a Consladel é a mesma dos tempos do PT no poder municipal.

Aquela empresa denunciada pelo Fantástico como máfia dos radares, das multas, das licitações de cartas marcadas e dos contratos fraudulentos Brasil afora. Sim, aquela! Pura coincidência, né?

Pois é... Valor exorbitante, parceria nebulosa, construtora de idoneidade questionável e atraso de seis meses -- seis meses! -- na entrega.

Se é que, além do local -- o que não é novidade, porque já aconteceu no Parque Central -- também não se trata de outro programa, já que a musculação não ficará restrita aos aposentados, todos inteligentes e merecedores. Ou seriam duas? Estranho, né? Ou burrice?

De bom nisso tudo é que a população, que apenas aparentemente não tem nada a ver com valores e responsáveis, vai ganhar mais um espaço para se exercitar. Não importa se Praça do Exercício do Idoso, Academia ao Ar Livre ou Academia Cidade Feliz, como na Praça Kennedy, ali na vila Bastos. Parece tudo muito semelhante!

O ideal seria com orientação de um educador físico, um professor de verdade, mas seria pedir demais. Ficaria mais caracterizada a importância preventiva da Educação Física como instrumento da saúde.

Tomara que pelo menos a Prefeitura, por meio de servidores comuns e dos guardas municipais ali tão próximos, oriente e fiscalize de fato a utilização dos aparelhos, além de providenciar manutenções preventivas e corretivas periódicas.

Isso tanto no Ipiranguinha quanto na Praça Kennedy, no Centre Ville, na Vila Palmares, na vila Valparaíso, na vila Guiomar, no Parque Central e em todos os outros espaços públicos escolhidos.

São 48 no total, com investimento divulgado de R$ 3 milhões em equipamentos e revitalização de espaços. Coincidentemente, em ano eleitoral. Tudo normal. PT e demais partidos fizeram, fazem ou fariam o mesmo.

Trouxas somos nós, que acreditamos e vamos às urnas sempre na esperança de dias melhores, com políticos decentes e minimanente comprometidos com as causas do cidadão comum.


DE PRIMEIRA

*** Ali mesmo no Tamoyo, outro dia, dois abusos de quem presta serviços ao Poder Público: a viatura da Guarda Municipal atravessada justamente na pista de caminhada e o veículo que entrega refeições novamente a cortar caminho pelo parque. Irresponsabilidade pura!

*** Também outro dia, aqui na esquina de casa, perto da Igreja Matriz, dá pra acreditar que o caminhão coletor de lixo desceu a Coronel Ortiz e, perigosamente, retornou na contramão para ganhar tempo e entrar na rua Santo André? Irresponsabilidade pura-2!

*** Quer dizer que, segundo o DGABC, um dos impedimentos à não-liberação do Estádio Bruno Daniel para ao menos minimizar os sérios problemas do EC Santo André é um TAC? Termo de Ajustamento de Conduta assinado há dois anos não foi cumprido pelo diretor de Esportes da Prefeitura. Como se o prefeitão já não tivesse saias-justas a dar com pau! Irresponsabilidade pura-3!

Nenhum comentário:

Postar um comentário