Seguidores

quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais do mesmo. De novo, não!!!

Juro que a última coisa que eu queria estar fazendo agora há pouco era conta sobre conta para saber se o Santo André vai se salvar do penta-rebaixamento. Mas não foi possível evitar o que já virou costume nas últimas temporadas nacionais e estaduais. É mais do mesmo!

Na rodada de ontem da A-2 o ainda chamado Ramalhão voltou a perder -- 3 a 1 para o líder Audax -- e agora o jejum sobe pra 10 rodadas. Foram quatro empates e seis derrotas. Em 30 pontos disputados, ganhou apenas quatro.

Com 15 pontos ganhos, apenas três vitórias e pífio aproveitamento de 33,3%, o time dirigido por Ruy Scarpino está em 16º lugar, a um ponto do primeiro candidato ao descenso.

Restando somente quatro rodadas -- 12 pontos -- a serem disputadas, o Santacruzense está em 17º lugar com 14 pontos ganhos, três vitórias e aproveitamento de 31,1%. Em 18º aparece o tradicional América, com produtividade de 26,7% e apenas 12 pontos ganhos.

Como desgraça pouca é bobagem, o outro time de Rio Preto tem 11 pontos ganhos, três vitórias e 24,4% de aproveitamento. É o lanterna. Antes do Rio Preto aparece o União São João com os mesmos 11 pontos e as mesmas três vitórias.

Mas nem tudo está perdido. Ainda torço e acredito que o Santo André não vai cair. Por quê? Primeiro: o time só depende de si para não entrar no buraco. Segundo: ninguém nega que o problema agora é muito mais emocional do que qualidade técnica e tática, o que ajuda mais não resolve.

Terceiro: dos cinco últimos, o único que faz três jogos em casa -- mesmo sem apoio da pequena torcida -- é o Ramalhão. Quarto, e talvez mais importante: juntos, os próximos adversários -- Ferroviária, São José e União Barbarense em casa; União São João fora -- conquistaram 83 pontos em 15 rodadas.

Já o Santacruzense faz dois jogos em casa -- Penapolense e Monte Azul -- e dois fora -- Noroeste e Audax. Só que, além de esbarrar nas próprias limitações, o time de Santa Cruz do Rio Pardo vai encarar quatro times que ganharam, juntos, 108 pontos.

Portanto, 25 pontos a mais do que quem pega o Ramalhão. Lição pra lá de complicada. Basta o sargento Garcia prender o Zorro depois de passar a cavalo por quatro mata-burros semelhantes aos da Boa Esperança. Isso é bom! Muito bom para o Santo André.

Aparentemente, a tarefa do América parece menos difícil do que a do Santacruzense. Seus adversários somaram apenas 75 pontos, mas o frágil Diabo faz só um jogo no inferno, melhor, em casa (São José) e três fora (Velo, Rio Claro e Monte Azul). Alguém aposta? É mais fácil a fantasiosa CPI da Câmara andreense confirmar as falcatruas do Semasa.

Por outro lado, a lição do União São João soa como Teorema de Pitágoras pra quem só tira 10 em Educação Física e nove em Ciências. Quatro adversários somaram 80 pontos. Time de Araras faz duas partidas em casa (Rio Preto e Santo André, em jogos de seis pontos) e duas fora (Atlético Sorocaba e Noroeste).

Pra terminar, a situação do último colocado, o Rio Preto, parece até menos complicada. Como se bastasse fazer o Ronaldinho Gaúcho voltar a jogar e o Barcelona perder três vezes seguidas Coruripe. Adversários ( União São João e São Carlos fora, Rio Claro e Velo em casa) conquistaram apenas 63 pontos, o que pode facilitar.

Situação dos quatro últimos é mesmo dramática. Por isso creio que o Santo André vai se safar de mais um tombo -- seria o último. Que se mate em campo e tenha controle emocional para ganhar pelo menos sete/oito pontos. Que não deixe de acreditar até o último momento.

Duro é que os últimos filmes podem se repetir. Mais do mesmo, de novo, não!

DE PRIMEIRA

*** Juro que não entendi os dizeres da faixa colocada ali entre o Carrefour da avenida do Estado e o viaduto Adib Chammas. Santo André x Ferroviária, sábado, 15h, no Brunão, com portões fechado. Sim, eu disse portões fechado, sem o sssss. Mas o problema não é esse. Será que os dirigentes estão esperando público do lado de fora? Ou será que vai rolar em telão? Façam-me um favor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário