Seguidores

segunda-feira, 26 de março de 2012

Orgulho, decepção e vergonha

Apenas o São Bernardo tem salvado a honra do futebol profissional do Grande ABC. O Tigre está classificado à próxima fase da A-2, sonha com o acesso à elite estadual e orgulha um pedaço da Região.

Enquanto isso, o instável São Caetano ainda está ameaçado de cair para a Segundona e o abalado Santo André corre sério risco de ir para a Terceira Divisão -- A-3 é só pra inglês ver! Decepção e vergonha!

No final de semana, o São Caetano voltou a jogar mal e conseguiu perder em casa do Catanduvense. Time de Márcio Araújo está em 14º lugar com 16 pontos ganhos, a cinco da zona de rebaixamento ocupada por XV de Piracicaba, Guaratinguetá, Botafogo e Comercial.

Ainda tem quatro rodadas para se safar. Porém, tem jogado pedrinha n'água, não convence e não vence há oito partidas. Nos últimos 24 pontos disputados, ganhou apenas quatro. Lamentável!

E o decepcionante e sonhador Azulão -- parece mais preocupado com a elite nacional --não vai ter moleza daqui pra frente: pega o forte Santos de Neymar e Ganso em casa e faz três jogos fora, contra Botafogo, Bragantino e Guaratinguetá.

Quem também não vai ter moleza, só que na A-2, é o Santo André. Pelo contrário! Com a corda no pescoço após perder do rebaixado União São João (com ou sem mala-branca em Araras, é uma vergonha!) e ainda sem apoio presencial da torcida, o Ramalhão recebe o União Barbarense.

Em 16º lugar com 19 pontos ganhos, quatro vitórias e deficit de cinco gols, para se salvar matematicamente, sem depender de outros terceiros, o time de Ruy Scarpino precisa ganhar por placar maior que o da pouco provável vitória do Santacruzense, fora de casa, sobre o líder Audax.

Time de Santa Cruz do Rio Pardo não é bom, está em 17º lugar com os mesmos 19 pontos e quatro vitórias, mas tem deficit de seis gols. Se o Santo André ganhar por um gol de diferença e a Santacruzense por dois, a decisão entre ambos pode ir para o número de gols marcados -- hoje, vantagem ramalhina de dois gols.

Antes da última rodada -- domingo de manhã --, o Rio Preto está em 18º com 18 pontos ganhos, cinco vitórias e deficit de cinco gols. Recebe o Velo em casa e tem boas possibilidades de escapar.

O América, 19º com 16 pontos ganhos e quatro vitórias, precisa vencer e ainda torcer contra Rio Preto, Santacruzense e Santo André. Mesmo pra quem não tem time nem de Segunda, sonhar não é proibido. Vencer em Monte Azul não é impossível. Duro é ainda ter de torcer contra meio-mundo.

Os outros ameaçados respiram sem aparelhos, mas não receberam alta médica. Em décimo-quinto com 20 pontos ganhos e cinco vitórias, o tradicional mas irregular São José recebe o classificado e organizado Penapolense no Vale do Paraíba.

Em décimo-quarto e com vantagem apenas no saldo de gols, o frágil Palmeiras B joga aqui no alçapão do sindicalismo; melhor, do Primeiro de Maio. Detalhe é que o ascendente e já qualificado São Bernardo ameaça poupar meio-time.

Possível atitude do técnico Luciano Dias é legítima e não pode ser contestada, mas suscitaria dúvidas no arquirrival Santo André, um dos incompetentes provavelmente prejudicados. Será? Não duvido!

Em 13º lugar com 21 pontos ganhos, o São Carlos é outro que ainda corre riscos de cair. Vai a Sorocaba pegar o Atlético, terceiro colocado e já no G-8 que vai decidir o acesso.

O Rio Claro está em 12º lugar. Tem 22 pontos ganhos, cinco vitórias e deficit de cinco gols, mas ainda não está livre. Joga em Barueri contra um Grêmio sem possibilidades de chegar no G-8.

Já para os oito classificados -- Audax, Red Bull, Atlético Sorocaba, São Bernardo, Ferroviária, Penapolense, Noroeste e União Barbarense -- a rodada vai servir para definição dos dois grupos de quatro da próxima etapa.

Uma chave vai ser composta por primeiro, quarto, quinto e oitavo colocados. A outra terá segundo, terceiro, sexto e sétimo. Os quatro jogam em turno e returno, dentro do mesmo grupo, e os dois primeiros de cada garantem acesso. Primeiros de cada chave decidem o título em dois jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário