Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

Tite, Mano e o armador oculto

-- O que você acha do Tite na Seleção Brasileira? O Mano já deu o quê tinha de dar. Teve tempo de sobra e não provou nada! Ano de Olimpíada, depois Copa do Mundo. Sei não...

Pergunta/resposta do filhão Fernando, o mais novo, foi provocadora, logo após a falsa vitória de 2 a 1 sobre uma Bosnia muito mais aplicada, combativa, objetiva e organizada.

Tite Fala Muito no lugar de Mano Data de Validade Vencida? Brincadeira à parte, reconheço-os como bons treinadores. Podem não ser os melhores, mas têm lá seus valores e devem ser respeitados.

Porém, não entendo que Tite já tenha atingido o patamar de técnico da seleção nacional. Pode ser, um dia... Apesar da titebilidade. Quanto a Mano Menezes, o Nando não me parece longe de realidade tão nua quanto crua.

Todos nós, brasileiros, nos julgamos conhecedores de futebol acima de qualquer suspeita. Criticar, contestar e escalar, tudo isso é nossa praia. Especialmente quando se vê um Brasil com posse de bola de Barcelona e futebolzinho de São Caetano preguiçoso. Aproveitamento verdadeiro próximo do zero.

Talvez, principalmente se o comando fosse de Tite, pudéssemos afirmar que tudo é questão de treinabilidade, enfatizando a coletividade para valorizar também a individualidade, a produtividade e a sustentabilidade.

Ao grupo de Mano parece faltar acima de tudo competitividade. Mas, como conquistá-la sem dirigibilidade, sem treinar exaustivamente defensividade, ofensividade, lateralidade, verticalidade, mobilidade, velocidade, penetrabilidade e criatividade?

Não sei se tudo isso dá um time de verdade, exatamente do que precisamos, mas ajuda. Ainda faltaria, segundo Tite FM, intensidade do primeiro ao último minuto.

Duro é entender o quê Mano Menezes de fato quer. Por exemplo: não vejo clareza nem ao menos nos esquemas táticos adotados pelo treinador gaúcho.

Quem consegue ser convincente ao definir o esquema do time no amistoso contra a Bosnia? Tomando-se como premissa um goleiro e 10 jogadores de linha, não consigo concluir.

Será que o Mano adotou o 4-2-1-3, com quatro zagueiros, dois volantes (Sandro e Fernandinho), um meia oculto(Ronaldinho) e três atacantes (Hernani inexplicavelmente fixo e aberto pela direita, praticamente como marcador de ala, Leandro Damião centralizado e Neymar pela esquerda)?

Estranho, como diria Zagalo. Ou o 4-3-3 tinha como objetivo -- absurdo -- liberar um Ronaldinho morto e transformar Hernani em armador de nada pra ninguém? A não ser que estivesse armando alguma com o "bandeirinha".

Já sei! o mano queria jogar no tradicional 4-4-2, com dois armadores e dois atacantes. Não,não pode ser. Talvez o antigo e ousado 4-2-4, com apenas dois volantes de contenção com obrigação de armar para quatro homens de frente sem o dever de combater?

Quer saber? Acho que ele não percebeu que só contava com nove jogadores de linha. Não dava pra montar esquema com 10. Sem Ronaldinho, que já deu tudo que tinha de dar, Mano desfilou um inédito 4-2-3, sem armador ou com um armador oculto. Sim, se na gramática portuguesa temos sujeito oculto, por que não um armador oculto?

Até que resolveu pôr o PH Ganso no final do jogo e achou um gol contra lotérico. Muito pouco pra quem teimou com Hernani fora de posição e Ronaldinho fora de órbita.

Por falar em fora de órbita, está na hora de Mano se coçar antes de perder o cargo. A impunidade não é eterna. A bola não perdoa omissões. O goleiro Julio César já não é unanimidade. Tem falhado na Inter de Milão e na Seleção.

Assim como David Luiz, que tem entregado o ouro no Chelsea e na Seleção. Abusa do direito de saber jogar como poucos. Por isso o moço de Diadema é negligente na tarefa de defender e abusado na mania de sair jogando com classe. Depois quer aparecer no ataque para compensar a mancada defensiva.

Nada que uma boa chamada não resolva. Zagueiro que se preze não faz tanta firula. Sem um volante cão-de-guarda (Dunga) ou craque (Falcão) na proteção, como escudo e líder, é melhor David Luiz não se arvorar de Luiz Pereira, Baresi, Gamarra, Perfumo, Ancheta ou Elias Figueroa. Ainda está longe. Não ganhou nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário