Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

São Bernardo no G-8. Com méritos!

Como não elogiar o excepcional poder de reação de um time que não soma sequer um ponto nas cinco primeiras rodadas da A-2, mas nas outras, de 39 em jogo, faz 32 pontos?

Como não elogiar um grupo com personalidade, que mostra aproveitamento de 59,3% ao conquistar 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota nas 13 rodadas da redenção?

Como não elogiar um time desdenhado no início do campeonato, mas que dá uma senhora volta por cima, ganha confiança e acaba de se classificar entre os oito melhores, que vão disputar o acesso à elite do futebol paulista?

Como não elogiar um São Bernardo que vai a Santa Bárbara d'Oeste e, com autoridade, enfia 2 a 0 no União, até então com 100% de aproveitamento nos oito jogos diante da torcida?

Com 32 pontos ganhos, agora o Tigre não depende de mais nada e tem amplas possibilidades de ficar entre os quatro primeiros, pois pega o limitado\ e ameaçado Palmeiras B na última rodada classificatória, domingo no Primeiro de Maio.

No jogo de agora há pouco o São Bernardo não precisou brilhar para conquistar um resultado brilhante. O primeiro tempo foi morno, com raras ocasiões de gol.

Melhor para o time de Luciano Dias, montado num 4-4-2 nada criativo e com pouco poder ofensivo, mas defensivamente quase perfeito. Desta vez Bady foi bem mais marcador do que armador.

Detalhe: o Tigre se defendeu sem se acovardar, sem recuar em excesso. E ainda liberou o lateral-esquerdo Renato Peixe para atacar em três oportunidades.

Tanto que o União, também candidato ao G-8, raramente chegou com perigo. Viveu de pontadas esporádicas e inócuas, paradas sem transtornos por um sistema defensivo atento e bem posicionado.

No segundo tempo o jogo mudou muito; da água pro vinho. Ganhou em velocidade, ousadia, emoção e oportunidades de gol de lado a lado.

Principalmente porque no intervalo Luciano Dias tirou o mais uma vez o pouco produtivo Luciano Mandi e fez uma mexida geral. Thiago Gasparino entrou na lateral-direita, Régis foi para a esquerda e Renato Peixe para o meio, como volante-armador pelo lado esquerdo.

Foi assim que o Tigre chegou com perigo aos sete e aos nove minutos, com Danielzinho e Bady. Aos 12, quando a torcida barbarense já ensaiava algumas vaias, aconteceu o que estava desenhado a partir do domínio do São Bernardo: Danielzinho, que ainda oscila mas tem sido mais eficiente nos últimos jogos, fez 1 a 0.

Daí até o final houve alternância em momentos de gol. Com o jogo mais franco, aberto, o União ameaçou aos 14 e quase tomou o segundo aos 16, em contragolpe armado com a inteligência e a rapidez de quem está em vantagem.

Aos 18 minutos Wilson Júnior salvou. Um minuto depois o Tigre chegou de novo, com Fernando Gaúcho, que mais uma vez não brilhou e em seguida foi substituído pelo rápido Ricardinho, este com a incumbência de atacar e não permitir as constantes subidas do lateral Alex.

Aos 23 minutos o árbitro deixou de dar pênalti contra o União. O toque de mão do zagueiro Renato Justi foi claro. Na sequência da cobrança do escanteio, Thiago Gasparino cruzou da direita, em diagonal, e Ricardinho aparaceu às costas da zaga para fazer 2 a 0.

Atrás no marcador, o União trocou volante por atacante e foi à frente na base da vontade. Quase diminuiu aos 26 e aos 35 minutos, mas quase tomou o terceiro no final, com Renato Peixe e Danielzinho, o artilheiro do time no campeonato com sete gols.

Com uma rodada de antecedência e classificado no G-8 com méritos, resta ao São Bernardo não se empolgar com a evolução impressionanate para não cair na armadilha da displicência e se esquecer de que, para voltar à A-1, ainda precisa corrigir erros e ficar entre os dois melhores de um dos grupos de quatro.

Clube investiu alto e tem elenco para isso. Portanto, nada mais lógico. Basta jogar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário