Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jardim suspenso de promessas eleitorais

Jardins Suspensos da Babilônia eram considerados uma das sete maravilhas da antiguidade. Só que, de suspensos, não tinham nada. Homenagem do rei Nabucodonosor II à esposa preferida (?), Amitis, eram jardins sobrepostos de forma encantadora.

Jardim suspenso do Parque Antártica também existiu até outro dia. O gramado do Palmeiras não era maravilhoso, porém, mais suspenso do que os jardins da Mesopotâmia.

Agora, em ano eleitoral, Santo André parece inclinado a criar um jardim suspenso -- ou seria uma ilha da fantasia? -- ali na Perimetral. Mais precisamente, bem em frente do antigo Napolitano.

Calma, não é mais uma obra de Aidan Ravin, a ser inaugurada antes das eleições. Sem bem que ali, coladinha, há uma UPA quase pronta para a festa política do PTB. Assim como seria de outro partido.

No jardim suspenso da Perimetral há cavaletes de propaganda eleitoral pra todos os cantos e todos os gostos. PT, PTB, PDT... Uma festa dos reis das promessas não cumpridas.

Os candidatos fizeram um acordo para preservar a cidade limpa. Primeiro que, como sempre, não vão cumprir. Segundo que, em breve, ali estarão todas as promessas para conquistar o eleitor quase sempre desavisado.

Pura enganação! Vale tudo! Vale falar besteira no rádio. Vale tomar cafezinho 20 vezes por dia. Vale moer e tomar caldo de cana nas feiras-livres, assim como entrar na favela para fingir proximidade com os mais necessitados.

Vale dormir com o inimigo e elogiar o mais cafajeste dos adversários políticos. Aquele que um dia foi chamado de mentiroso, corrupto e incompetente.

Vale fazer um plano de governo mirabolante para enganar os eleitores. Também não é falta de escrúpulo inventar mil mentiras para denegrir a imagem do oponente que pode ficar com o sonhado poder. Vale tudo!

Ali, entre as placas publicitárias, dá pra viajar e imaginar o que cada um daqueles candidatos estará pensando para ludibriar o povo andreense. O de sempre!

"A educação será meu carro-chefe. Não faltará creche, tampouco vaga na pré-escola. Vou dar bolsa de estudo para pobres, negros, pardos, brancos, amarelos, italianos, japoneses, espanhois, portugueses, alemães e holandeses. Vamos criar quatro universidades federais gratuitas" -- diz o candidato professor ou marido de professora.

"A saúde´é prioridade zero. Vou investir 70% do orçamento na saúde da população carente. Vou construir o hospital da mulher, o do idoso, o da criança, o das pessoas com deficiência e o dos políticos aposentados. Vou dobrar o número de unidades básicas de saúde, triplicar o salário dos médicos e enfermeiras, além de comprar mais 80 ambulâncias com UTI móvel" -- garante o médico no afã que conquistar votos por conta da péssima qualidade de vida da população.

"Se eleito, ninguém, nenhum cidadão de Santo André, vai ficar sem moradia digna. Mesmo que tenhamos de permitir a invasão dos terrenos desocupados para depois construir com ajuda do governo federal e do estadual. Esgoto sem tratamento, nunca mais. Falta de água, jamais. Falta de energia elétrica, nem pensar! Ah, os apartamentos terão no mínimo 80 metros quadrados" -- afirma o engenheiro com os cálculos na ponta da língua para não estourar o orçamento, que já inclui as propinas.

"O trânsito de Santo André foi esquecido. Vou mudar tudo! Sem dexiar de dividir a preocupação com os vizinhos. Vamos desviar o Tamanduateí e fazer uma hidrovia, uma espécia de Rodoanel aquático. Transporte público vai ser excepcional. Com passagem a apenas R$ 0,60, todo mundo vai poder deixar os carros em casa. As avenidas serão ampliadas, estendidas e recapeadas com asfalto de Primeiro Mundo. Isso sem contar os oito viadutos ligando nada a lugar nenhum. Tudo iluminado e com segurança" -- garante o candidato que tem Carteira de Habilitação Classe A.



E por aí vai... educação, saúde, habitação, trânsito, segurança, emprego, industrialização, saneamento, cultura... E o esporte? Será que algum candidato vai falar de esporte? Lógico que sim! Nestas horas, o esporte é lembrado. É sinônimo de voto, de apoio eleitoral.

Quase todos prometerão transformar o relegado Estádio Bruno Daniel numa arena multiuso e ajudar a recolocar o Ramalhão na elite do futebol paulista e brasileiro.

Também será criada a Secretaria de Esporte e Lazer, para coordenar os segmentos com competência inquestionável. Primeira atitude será pressionar vereadores e prefeito para que se crie uma lei de incentivo ao esporte.

Depois, a promessa mais lógica é de investimento de pelo menos 2% do orçamento na nova secretaria. Objetivos: valorizar o alto rendimento, a formação, os eventos, o idoso, as pessoas com deficiência e até mesmo o futebol amador.

Isto posto, só falta dar alguns retoques no Pedro Dell'Antonia e construir mais ginásios poliesportivos, pistas, piscinas e campos de várzea para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário