Seguidores

terça-feira, 17 de julho de 2012

O Azulão, a invencibilidade e a previsão do tempo

"Dia começa aberto, ensolarado, mas o tempo pode ficar nublado e sujeito a instabilidades ocasionais no decorrer do período". A previsão padrão do meteorologista é o retrato do futebol do São Caetano.

Voltou a ser assim hoje em Fortaleza, no empate de 2 a 2 com o Ceará. A igualdade fora de casa é interessante, eleva a invencibilidade para nove jogos e mantém o Azulão na quinta posição da Série B do Brasileiro.

Sobrou voluntariedade, dedicação, mas de novo faltou a regularidade que se exige de quem sonha com o acesso. Apesar dos gols de Éder, meias e atacantes pouco produziram. Mesmo sem ser tão efetivo, o sistema defensivo se salvou.

Detalhe curioso é que os quatro gols tiveram origem em bola parada. Motta, em pênaltis claros, marcou os dois do Ceará. Éder, de falta, fez os dois do São Caetano.

Os primeiros 15 minutos do Azulão foram tão promissores quanto o dia que começa ensolarado. Com personalidade e marcando firme, criou duas oportunidades de gol em 12minutos. Na segunda, Leandrão marcou de cabeça mas o juiz trapalhão ( deu 12 cartões amarelos e dois vermelhos) viu falta e não validou o gol.

Como o jogo era franco, o Ceará, empurrado pela torcida, tomou a iniciativa e também chegou com Eusébio exigindo boa defesa de Fábio.

Se no início o São Caetano não era uma primazia, mas marcava com a habitual desenvoltura, depois, só deu Ceará.

Mesmo sem criar chances contundentes, o time cearense tinha mais posse de bola, velocidade na transição e presença ofensiva, exatamente o que faltava ao time de Sérgio Guedes.

O São Caetano tomou o primeiro gol aos 37 minutos, em contra-ataque mortal pela meia-ponta-esquerda, às costas do lateral Samuel Santos. Leandro Chaves foi derrubado pelo goleiro Fábio e Motta bateu com categoria.

Mesmo abusando dos passes errados e da bola quebrada da defesa, o Azulão empatou aos 45 minutos. Na cobrança de falta de Éder, os zagueiros Wagner e Gabriel subiram com o goleiro Fernando Henrique. Houve falta mas o juizão deu o gol.

São Caetano voltou para o segundo tempo com o lento Somália no lugar do lesionado e pouco móvel Leandrão, mas a postura ofensiva do time não melhorou. As instabilidades ocasionais anunciavam inevitáveis precipitações de chuva no decorrer do período.

E não demorou! Logo aos três minutos, Moradei, que já tinha cartão amarelo, fez falta no meio do campo para evitar o contragolpe e foi expulso. Com um homem a menos, o São Caetano prendeu ainda mais os laterais e trocou o meia Marcelo Costa ( de novo sem brilho) pelo volante Marcone.

Em casa, com um jogador a mais e precisando da vitória, o Ceará fez o oposto: trocou o volante Jardel pelo meia Thiaguinho e depois o pouco produtivo Itamar pelo mais ousado Romário.

O 4-3-2 do Azulão, com falhas na marcação mas espírito competitivo, foi engolido pelo 4-3-3 do Ceará, que passou a pressionar sem dar chances para o contragolpe. Aos 14 minutos, Motta exigiu grande defesa de Fábio e no rebote Gabriel, que havia falhado no cruzamento, salvou.

Pelo excesso de faltas e de cartões, o jogo ficou truncado. Dominado e sem poder ofensivo, o São Caetano viu o tempo ficar ainda mais carregado, carrancudo, quando Romário esteve por marcar, de cabeça, aos 29 e aos 32 minutos.

A chuva prevista caiu pra valer só aos 43 minutos: Motta concluiu da marca do pênalti, a bola passou por Fábio e o lateral Samuel Santos salvou com o braço. Outra expulsão e outra penalidade bem batida.

Com dois homens a menos e a apenas seis minutos do final, o São Caetano resolveu atacar e fazer o que menos se esperava: aos 46, Somália sofreu falta na entrada da área e Éder bateu com extrema categoria, agora sem ajuda de ninguém, para colocar a bola no ângulo direito de Fernando Henrique.

Festa pelo empate heroico, com sabor de vitória, pela manutenção da invencibilidade de Sérgio Guedes e pela proximidade do G-4 do acesso. Mas fica a desconfiança pela instabilidade ocasional.

Jogo de sexta-feira, em casa, contra o ameaçado Barueri, vai mostrar se o meteorologista tem razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário