Seguidores

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Palmeiras valente e campeão invicto

De forma invicta, o valente Palmeiras acaba de calar o Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e ganhar o título da Copa do Brasil, além da vaga na Libertadores de 2013.

Para quem poderia até perder, o empate de l a l com o bom Coritiba e a consequente conquista foram incontestáveis. Betinho, com passagem apagada pelo São Caetano, foi um dos heróis e fez o gol do campeão.

O primeiro tempo da decisão foi o oposto do que aconteceu no primeiro jogo, na Arena Barueri, quando o Coritiba foi bem superior.

O inteligente Palmeiras foi melhor. Marcou com determinação e não abdicou do jogo quando retomou a posse de bola. Em velocidade, principalmente pela esquerda, o time de Felipão contragolpeava com perigo.

Apenas o armador Daniel Carvalho destoava, pela lentidão e pelos passes errados. Mesmo assim, foi o Palmeiras quem esteve mais próximo de marcar, com Juninho, Betinho e Marcos Assunção.

Nervoso, marcando mal, rifando a bola e atacando sem a mínima organização, ontem o Coritiba foi decepcionante. Só chegou uma vez com real perigo, aos 29 minutos, com Rafinha. Faltou ao time de Marcelo Oliveira alguém capaz de pensar e ao mesmo tempo incendiar o time.

Mesmo assim, o Coritiba voltou com os experientes Tcheco e Lincoln ainda no banco e Airton no lugar do lateral-direito Jonas, que jogou sobrecarregado por falta de dobra na marcação ou cobertura.

Mais disposto, determinado e ousado -- e não poderia ser diferente -- o time paranaense voltou pressionando. Mas faltou criatividade e o time exagerou nos levantamentos. Até os 10 minutos, criou só uma oportunidade, com Everton Costa.

Aos 12 minutos Felipão colocou o mais aplicado e tático Luan -- 10 minutos depois ele sentiu lesão muscular -- no lugar do apagado Daniel Carvalho. Por seu lado, o Coritiba fez o inverso: trocou o marcador Sergio Manoel pelo mais ofensivo Lincoln.

Quatro minutos depois, a pressão e as substituições deram resultado. Lincoln sofreu falta e Airton cobrou com categoria, no canto direito alto de Bruno, para fazer 1 a 0.

A partir daí, era de se esperar que o jogo ficasse eletrizante, com o Coritiba correndo todos os riscos possíveis para chegar ao segundo gol. Mas não deu tempo porque Betinho empatou aos 20 minutos, de cabeça, após falta cobrada por Marcos Assunção, que ainda mandou uma bola na trave.

Para chegar ao título, o Coritiba precisava fazer 4 a 1. Dominado pelos nervos e sem espaços devido à forte marcação do Palmeiras, só chegou duas vezes, com Anderson Aquino e Rafinha. Pouco pelo tamanho do seu futebol!

Sem ser pressionado, o Palmeiras se limitava a marcar e fazer o tempo correr, sob o canto de sua torcida. Depois de 14 anos da conquista da Copa do Brasil em 98, também com Felipão, enfim, outro título tão sonhado. E a vaga na Libertadores.

Méritos de um time limitado, mas valente. Muito valente! Ao Coritiba sobrou o consolo do vice, como no ano passado, quando perdeu a decisão para o Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário