Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

Azulão cede empate mas encosta no G-4

Foi um empate com sabor de derrota. O São Caetano não venceu o CRB mas continua invicto nas mãos do técnico Sérgio Guedes.

Agora há pouco, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o novo Azulão cedeu a igualdade nos acréscimos e soma cinco jogos sem derrota (três vitórias e dois empates).

Com os 2 a 2, o time de Sérgio Guedes chega à quinta colocação com 11 pontos ganhos e fica mais perto do G-4 do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

No primeiro tempo, enquanto o CRB ousou adotar a correria sem eficiência, quando lhe interessou o São Caetano preferiu a cadência do cuidado. Especialmente no início.

Consciente, fechado e organizado no 4-4-2, o Azulão adotou postura inteligente e optou por contragolpes quase sempre em velocidade, com o apoio alternado dos laterais e a chegada de pelo menos um dos meias, com destaque para Marcelo Costa.

Aos poucos, a equipe se soltou. Sem a bola, a opção era marcar com aplicação; com a bola, a ordem era jogar e explorar os espaços dados pelo CRB na intermediária defensiva e nas laterais.

Foi assim que o Azulão chegou com perigo aos 13 minutos com Leandrão. Foi assim que o lateral Diego fez boa jogada pelo meio e sofreu pênalti. Marcelo Costa cobrou com categoria, aos 18 minutos, e fez 1 a 0.

O CRB manteve o 4-4-2 sem consistência defensiva e a disposição ofensiva, mas não ofereceu tanto perigo diante de uma zaga bem postada. Como continuou falho na marcação, por pouco não tomou o segundo gol aos 45 minutos, em mais uma jogada de Diego que Leandrão não conseguiu concluir.

O CRB voltou para o segundo tempo com duas alterações que melhoraram a velocidade e a organização ofensiva. Tanto que a equipe de Roberto Fonseca empatou logo aos 3 minutos com Gleidson, após desatenção defensiva e boa defesa de Fábio.

O São Caetano sentiu o gol, não aproveitou os espaços dados por quem continuava no ataque e só reagiu aos nove minutos, quando Diego fez outra boa jogada pela esquerda e apareceu sozinho. Só que nem concluiu nem cruzou para Leandrão.

Aos 13 minutos, com o domínio mais consciente do CRB, Sérgio Guedes tirou o bom meia ofensivo Éder, hoje inoperante, e colocou o terceiro atacante, Danielzinho. Em seguida o time alagoano perdeu outra chance pela esquerda e aos 16 Ricardinho, de novo às costas de Samuel Santos, quase surpreendeu o goleiro Fábio.

Provavelmente insatisfeito com o rendimento ofensivo do time, Sérgio Guedes colocou Somália no lugar de Leandrão aos 22 minutos. O time melhorou com as duas alterações e aos 28 Somália fez 2 a 1 em mais um contragolpe puxado por Marcelo Costa e Geovane.

O CRB sentiu o gol, se deixou dominar pelo desespero, pouco criou e por pouco não tomou o terceiro aos 38 minutos em lambança de Roberto Lopes e Gersimar.

O Azulão retomou as rédeas do jogo e só não chegou com perigo em outros contra-ataques porque errou passes ou se precipitou. Especialmente com Augusto Recife, agora encarregado de sair com a bola dominada mas em alguns momentos sobrecarregando Moradei na marcação.

Tanto que nos minutos finais, correta e preventivamente, Sérgio Guedes tirou Geovane e colocou Marcone para ajudar na marcação. Não adiantou!

Aos 46 minutos, castigo para um São Caetano mais organizado e prêmio para um CRB que não desistiu e empatou com o zagueiro Rodrigão em outra falha de marcação. Sem dúvida, um empate com o amargo sabor de derrota.

Pela oitava rodada, sábado, dia 30, o São Caetano recebe o Paraná no Anacleto Campanella.

Nos outros jogos de hoje, pela abertura de sétima rodada, o América Mineiro venceu o Bragantino por 3 a 2 e o América de Natal derrotou o ASA de Arapiraca por 2 a 0.

A liderança é do América de Natal com 16 pontos ganhos e mais gols a favor que o América Mineiro, segundo colocado. O Criciuma está em terceiro com 15 e um jogo a menos. O quarto integrante do G-4 é o Vitória com 13 pontos ganhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário