Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Itália foi superior e está na grande final da Euro

O mundo esportivo apostava e até torcia para que a invicta e favorita Alemanha fizesse a grande final da Eurocopa contra a Espanha campeã mundial. Não adiantou!

Quem estará na decisão de domingo, tentando evitar o bi espanhol, é a seleção italiana, que acaba de derrotar os alemães por 2 a 1, com dois gols do polêmico e instável Balotelli. Ozil, de pênalti, diminuiu no final.

Em Kiev, na Ucrânia, a Espanha ( campeã europeia em 1964 e 2008) vai tentar o terceiro título, enquanto que a Itália ( ouro em 68) quer a segunda conquista continental.

A Itália ganhou porque foi mais objetiva, mais inteligente, mais determinada, mais competente e mais organizada taticamente. Poderia ter feito 4 a 0 nos contragolpes!

Superior tecnicamente, a Alemanha teve mais posse de bola, desperdiçou várias oportunidades e falhou individualmente nos gols.

Antes do primeiro gol de Balotelli (aos 19 minutos, de cabeça, aproveitando falhas sequenciais dos zagueiros internos), a Alemanha tomava a iniciativa e mandava no jogo. Em 12 minutos, perdeu três chances concretas.

Depois do gol, a Alemanha sentiu o baque da surpresa e a Itália melhorou a produção do quadrado de meio-campo, de novo com destaque para Pirlo.

Montolivo poderia ter ampliado ou Khedira empatado, mas Balotelli voltou a brilhar aos 36 minutos. Belo lançamento de Montolivo pegou o atacante às costas de Lahm, pelo meio; da entrada da área, o chute saiu forte, no ângulo esquerdo de Neuer.

Como era de se esperar, a Alemanha voltou para o segundo tempo mais disposta, rápida e ofensiva, mas dando espaços generosos para a Itália contragolpear e matar o jogo.

Recuada, fechada e determinada na marcação, a Itália teve quatro ocasiões de gol em contra-ataques abertos. A Alemanha ameaçou cinco vezes, mas diminuiu a pressão e só chegou ao gol aos 46 minutos, em pênalti bem cobrado por Ozil.

A final de domingo tem o duelo de duas estrelas de primeira grandeza (Iniesta x Pirlo) e dois grandes goleiros (Casillas e Buffon), mas não tem favorito.

A Itália mantém superioridade histórica sobre a Alemanha e chega fortalecida pela vitória de hoje. Com mais técnica e valores individuais, a ainda devedora Espanha tem mais time. A Alemanha também, mas perdeu.

Na primeira fase da Euro, em jogo equilibrado, com a Itália melhor na primeira etapa e a Espanha superior na segunda, deu l a l.

Nenhum comentário:

Postar um comentário