Seguidores

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dá ataque ou defesa na grande final?

O Bayern de Munique joga empurrado pela torcida e vai atacar do começo ao fim. Tem time, força ofensiva e jogadores diferenciados para ganhar o título da Liga dos Campeões da Europa.

O Chelsea joga fora de casa, com apoio de um número bem menor de torcedores, e tem antecedentes que o credenciam a se defender do começo ao fim. Se chegou na grande final é porque teve méritos.

O time inglês é muito aplicado taticamente e joga no erro do adversário, para ganhar no contra-ataque. Por isso, e por ter eliminado o favorito Barcelona, também pode ser campeão.

Dos brasileiros, Ramirez fica de fora por estar suspenso. Vai fazer falta! David Luiz, o menino grande que saiu de Diadema, deve jogar. É um zagueiro com técnica, mas sinônimo de perigo quando enfeita demais. Também aparece na frente com desenvoltura.

Atacar com arte e técnica é uma beleza. Assim é o Bayern. Defender com sabedoria, consistência e aplicação também é bonito de se ver. Assim é o Chelsea. Final sem o Barça de Messi e o Real de Cristiano Ronaldo não é sinônimo de sonolência.

Pode faltar plasticidade técnica, mas vai ser um pega-pra-capar. Por mais que os dois times tenham vários desfalques e que prevaleçam os sistemas defensivos, em decisão de tamanha envergadura não tem como não ter emoção.

Se estivesse numa casa de apostas, cravaria vitória alemã na proporção de dois por um. Admiro bons ataques e boas defesas, mas Ribéry, Robben, Schweinsteiger e Miller devem fazer a diferença para o Bayern. Mas os experientes Drogba e Lampard podem contrariar a lógica e dar o primeiro título europeu ao Chelsea.

Dá defesa ou ataque? Ganha quem aliar os dois fatores com competência. O Bayern está mais próximo do ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário