Seguidores

sábado, 5 de maio de 2012

Eventos e obras no ABC. Bom para o esporte!

Fico contente quando as páginas do DGABC e de outras mídias regionais estampam títulos e notícias relacionadas a eventos esportivos sediados nas três principais cidades do Grande ABC.

Felizmente, nos últimos, no atual ou nos próximos meses, eventos de peso e visibilidade nacional e até mundial ganharam espaço na região. Até mesmo nas TVs.

Santo André, por exemplo, além de ter recebido as semifinais da Liga Nacional de Basquete Feminino e promover a já tradicional Meia Maratona Shopping ABC, recebeu neste final de semana o Grand Prix e o Troféu Brasil de Judô.

Além do apoio logístico e da intervenção do Departamento de Esportes, com certeza a alavanca primordial para ação de tamanha grandeza -- faltou até vaga nos hotéis -- tem nome e sobrenome. Gildemar de Carvalho. Gil é rara e exemplar exceção de dedicação plena ao esporte regional, especialmente ao judô.

Em julho, pela terceira vez em quatro anos, a cidade vai sediar -- de forma compartilhada -- os Jogos Regionais da Primeira Região. Intenção do Poder Público tem caráter muito mais partidário do que esportivo. Por cheirar imposição e troca de favores políticos, perde a importância.

No quesito obras, todos sabem a situação deplorável do Estádio Bruno Daniel. A "primeira grande reforma" do Brunão é um fiasco perpetrado pela administração municipal em desrespeito ao torcedor e à história do EC Santo André.

Pelos lados de São Bernardo, além das promoções ligadas ao skate, o poliesportivo tem recebido ou vai receber eventos de porte como o Grand Prix de Vôlei Feminino e a Liga Mundial de Vôlei Masculino. Há poucos dias, foi sede da final da Superliga Masculina, entre Vôlei Futuro e Cruzeiro, o campeão.

Lá também aconteceram a Copa São Paulo de Judô e o Meeting Internacional de Ginástica Artística, com a participação de quatro ginastas olímpicos revelados no ABC.

Outro grande "evento" vai acontecer no próximo sábado, no Estádido Primeiro de Maio. Mais de 10 mil torcedores devem manter o prestígio ao São Bernardo na decisão do Paulistão da A-2. Tigre recebe o União Barbarense, também conhecido como Leão da 13.

No que se refere a obras direcionadas ao esporte, até o final do ano a cidade deve inaugurar, no extinto Clube da Volks, nova pista de atletismo e o centro de excelência de handebol.

Em São Caetano, o Estádio Anacleto Campanella também está em obras e o atletismo acaba de ganhar um centro de treinamento de Primeiro Mundo. Pista, ginásio e total infra-estrutura vão ficar à disposição de atletas olímpicos como Marilson Gomes, Fabiana Murer e cia bela.

Patrocinador, BM&F/Bovespa, investiu cerca de 20 milhões no espaço do Vila São José cedido pela Prefeitura em regime de comodato por 20 anos.

Tudo isso é bom para o atleta e para o esporte regional. Resta que potenciais patrocinadores, cada vez mais raros, apareçam para apoiar as atitudes de poderes públicos comprometidos com o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário