Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

Em caso de urgência, não ligue 192!

Culpa não cabe aos funcionários, mas em caso de urgência médica é melhor não contar ou não confiar plenamente nos serviços do SAMU.

Se você ou alguém próximo sofrer algum acidente em Santo André, os primeiros-socorros podem exigir mais que simplesmente discar 192 e informar o endereço correto.

Por absoluta falta ou deficiência de comunicação via rádio/telefone, atrasos podem custar vidas. Quando prejudicado, é direito do cidadão exigir a apuração de responsabilidades.

Justificativas convincentes -- se é que há! -- devem ser apresentadas por Nextel, Anatel e Poder Público municipal, responsável direto pela prestação do serviço com qualidade.

Acredite se quiser, mas, não fosse a intervenção providencial do DGABC, os rádios das imprescindíveis ambulâncias do Samu andreense ainda estariam sem sinal.

Que absurdo! Por três dias os socorristas ficaram sem comunicação direta com a central de regulação e tiveram de recorrer a celulares particulares para obter contato com a base.

Como consequência, atrasos na agilização dos procedimentos médicos poderiam ser fatais para pacientes em situação de risco. Se é que não foram e alguém omitiu a tragédia anunciada.

Após a prestação de serviço do Diario (bom se fosse sempre assim, não mera exceção no cumprimento da função de um órgão de imprensa), rapidamente a Nextel restabeleceu o sinal. Prefeitura sem moral junto à prestadora?

Detalhe é que problemas correlatos existem desde que o serviço foi implantado, em 2004. Mas há dois anos as viaturas estão sem sistema de rádio aberto, semelhante ao utilizado pela Polícia.

Representantes da Municipalidade justificam que protocolaram reclamações na Anatel há dois anos. Piorou! Ninguém tomou providência e não aconteceu nada!

É esse o respeito que os prestadores de serviços e o Poder Público dedicam ao munícipe? Será que, mais uma vez, os tubarões vão caçar quem denunciou a mazela e jogar a culpa nas costas do socorrista?

Cuidado, senhor socorrista, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. Mas... se o tombo gerar algum ferimento mais significativo, que implique atendimento com rapidez, não ligue 192.

Repito: em caso de urgência, não ligue 192!!! Que tal Nextel, Anatel ou na casa do Aidan? Afinal, o prefeitão é médico. Conforme material de divulgação, são mais de 10 mil partos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário